Tecno Daher

Análise do Fator de Potência

  • A TECNO DAHER oferece solução completa e eficaz para corrigir o fator de potência por meio de seu serviço de análise do fator de potência, utilizando sistemas que geram soluções mais prática, econômica e eficiente para a correção do fator de potência. A análise do fator de potência pode, muitas vezes, se houver correção a ser feita, eliminar a cobrança de excedentes reativos. Contrate uma equipe profissional em análise do fator de potência! Solicite uma visita da equipe técnica da TECNO DAHER, empresa que oferece soluções em análise do fator de potência e serviços na área de manutenção elétrica em AT e BT, com ênfase em cabines primárias e dispositivos de proteção. Todos os serviços atendem as normas vigentes NBR5410, NBR5419, NBR14039 e NR10, além da resolução 456/00 da ANEEL.

A TECNO DAHER utiliza equipamentos de última geração que, aliados à experiência de campo, garantem resultados conclusivos a cada análise do fator de potência. É a partir da análise do fator de potência que ações podem ser direcionadas, seja de caráter preventivo ou corretivo, de forma efetiva, evitando problemas.

Além de análise do fator de potência, a TECNO DAHER oferece correção do fator de potência, com serviços de: instalação de analisadores de energia elétrica, estudo de rede, correção do fator de potência, bancos automáticos, semiautomáticos, correção individual, tarifação e gerenciamento de energia elétrica, soluções inteligentes para melhor uso da energia, gerando economia.

O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa. Trata-se da diferença entre o consumo aparente (medido em VA) e o consumo real (medido em watts). O fator de potência indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um baixo fator de potência indica que você não está aproveitando plenamente a energia, precisando de uma correção. Por isso, o serviço de análise do fator de potência é tão importante para atestar o bom funcionamento da rede de energia de qualquer ambiente.

O fator de potência é determinado pelo tipo de carga ligada ao sistema elétrico, que pode ser: Resistiva, Indutiva ou Capacitiva. É possível corrigir o fator de potência. Essa prática é conhecida como correção do fator de potência e é conseguida mediante o acoplamento de banco de capacitadores, com uma potência reativa contrária ao da carga, tentando ao máximo anular essa componente. Por exemplo, o efeito indutivo de motores pode ser anulado com a conexão em paralelo de um capacitor (ou banco) junto ao equipamento. A principal vantagem em corrigir o fator de potência é a economia que gera na conta de energia elétrica, além de evitar multas.

Entre em contato com a TECNO DAHER e solicite uma análise do fator de potência.

 

Fator de potência e a Legislação

 

No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece que o fator de potência nas unidades consumidoras deve ser superior a 0,92 capacitivo durante 6 horas da madrugada e 0,92 indutivo durante as outras 18 horas do dia. Esse limite é determinado pelo Artigo nº 64 da Resolução ANEEL nº456 de 29 de novembro de 2000 e quem descumpre está sujeito a multa. Assim, a Correção do Fator de Potência ou Compensação reativa é uma Obrigação Legal sob pena de cobrança de multas a título de excedentes reativos.

À medida que o fator de potência decresce, temos valores maiores, correspondentes à energia reativa consumida, ainda que a energia ativa consumida permaneça constante. Para evitar descompasse, contrate o serviço de análise do fator de potência da TECNO DAHER.

Qualificação para análise do fator de potência

A equipe TECNO DAHER é habilitada a executar análise do fator de potência, adotando sistemas modernos que geram resultados precisos. O objetivo da análise do fator de potência é solucionar problemas no consumo de energia elétrica como, por exemplo: 

  •  Tensão muito alta;
  • Tensão muito baixa;
  • Queima de componentes com excesso;
  • Medidor de energia elétrica com erro nos parâmetros; (potência ativa, reativa e aparente;
  • Dimensionamento de demanda e contrato de tarifação;
  • Adequação de ultrapassagem de demanda;
  • Harmônicas de tensão e corrente;
  • Fator de potência indutivo ou capacitivo;
  • Frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *